Inserido numa freguesia rural do concelho de Santarém, o Centro Social Paroquial de Santa Marta tem a sua atividade vocacionada para o apoio sociocomunitário à população de Alcanhões, estendendo a sua ação a freguesias vizinhas quando solicitada e dentro das suas possibilidades e competências.
A população de Alcanhões, segundo os Censos de 2011, aproxima-se dos mil e quinhentos habitantes, dos quais 25% com idades acima dos 65 anos. Servindo toda a comunidade, é à população idosa que o Centro mais se dirige centrando a sua ação nas valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
Suportado nos acordos de cooperação com a Segurança Social, nas comparticipações dos utentes e, também, na generosidade das ofertas de bens e serviços, é com algum esforço, mas muita dedicação e vontade, que desde há 22 anos e de olhos postos no futuro o CSPSM assiste diariamente nas duas valências cerca de 40 pessoas. Transporte, alimentação, higiene pessoal, tratamento de roupas, limpeza do lar, acompanhamento, animação, estímulo, preenchem o dia-a-dia da vida na instituição.
Paralelamente a estas atividades, orientado pelos objetivos definidos nos Estatutos e assumindo os princípios de Solidariedade, Partilha e Sentido Comunitário que presidiram à sua fundação e funcionamento, participa em atividades inter-geracionais com as Escolas da freguesia, integra-se em programas inter-instituições com as suas congéneres do concelho de Santarém, assume papel ativo de parceiro do Estado na aplicação local de medidas de apoio comunitário de diversa ordem e variados públicos, como são exemplo o RSI, a Ajuda Alimentar e as Cantinas Sociais.
Para além de outros contributos para a economia local, assume papel relevante na criação de postos de trabalho com a garantia de emprego efetivo a 12 trabalhadoras, distribuídas por diversas competências e categorias profissionais.
O voluntariado tem papel importante na vida do Centro, sendo de salientar a colaboração de algumas pessoas nas atividades de animação e no apoio direto aos serviços de transporte e lavandaria. Os órgãos sociais envolvem 10 elementos, todos em regime de voluntariado.
Enquanto Centro Social Paroquial é acompanhado pelo Pároco de Alcanhões e pela Diocese de Santarém.
O CSPSM é uma instituição aberta a todos, criada por pessoas e para pessoas. É esta a sua razão de existir, é isto que todos os dias procura ser!